Sistemas 3G em operação no Brasil
A Vivo foi a primeira operadora de celular a ter uma rede 3G em operação no Brasil. Esta rede com tecnologia CDMA 1XEVDO entrou em operação em 2004 e opera com cobertura limitada em 24 municípios do Brasil. Ela oferece através desta rede o serviços VIVO ZAP 3G para conexão à Internet.
O padrão UMTS (WCDMA/HSDPA) será, no entanto, o padrão de 3G predominante no Brasil sendo adotado por todas as operadoras, inclusive a Vivo.
Telemig Celular e Claro foram as primeiras operadoras de celular do Brasil a iniciar a operação comercial de uma rede 3G (WCDMA/HSDPA) em Nov/07. Estas redes foram implementadas nas frequências de 850 MHz e com a seguinte área de Cobertura:
- Telemig Celular em Belo Horizonte (Nov/07).
- Claro na região metropolitana de Brasília, Fortaleza e Recife (Nov/07),
- Claro na região metropolitana de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro (inclui Macaé) em Dez/07.
- A 3G já está disponível para 40 milhões de pessoas, cerca de 21% da população.
Licitação de frequências de 3G da Anatel
A licitação das bandas F, G, I e J realizada pela Anatel em 2007 apresentou os seguintes resultados:
- Vivo (inclui Telemig) adquiriu as frequências da faixa J em todo o Brasil.
Claro adquiriu frequências em todo o Brasil
- Tim adquiriu frequências em todo o Brasil exceto municípios atendidos pela CTBC em Minas Gerais.
- Oi adquiriu frequencias na sua região (I) e em São Paulo exceto municípios atendidos pela CTBC em São Paulo.
- Brasil Telecom (BrT) adquiriu frequencias na sua região (I) exceto municípios atendidos pela CTBC em Mato Grosso do Sul e Goiás.
- CTBC adquiriu frequencias na sua região
Cronologia
- Consulta pública do Edital: 17/07 a 20/08/07.
- Publicação do Edital: 23/10/07 (Foram adquiridos 17)
- Entrega de propostas: 11/12/07
- Leilão: 18 a 20/12/07
- Adjudicação dos vencedores: 31/12/07 (exceto lote 3)
- A distribuição dos 1.836 municípios ainda não atendidos pelo celular entre os vencedores da licitação foi realizada em 11/01/08.
- A distribuição dos 2.740 dos municípios brasileiros com menos de 30 mil habitantes que serão atendidos pelos serviços de banda larga sem fio foi realizada em 18/01/08.
- Objeto do leilão: 36 lotes (4 faixas de frequências em 9 regiões)
Comentário
O leilão de freqüências de 3G arrecadou R$ 5,34 bilhões com ágio médio de 86,67%. Vivo (e Telemig), Claro, Tim, Oi, Brasil Telecom e CTBC adquiriram os 36 lotes em disputa. A Nextel, que agitou o leilão no primeiro dia, acabou ficando sem nenhum lote. Ela deverá aguardar a licitação de outra faixa de frequências de 3G (banda H) a ser licitada pela Anatel em 2008. Vivo e Claro compram freqüências em todo o Brasil. A Claro foi que gastou mais e que pagou o maior ágio. A Vivo adquiriu a banda J, próxima às freqüências de banda l que adquiriu no outro leilão, em todas as áreas. A Claro arrematou o lote mais caro. A área I (RJ, ES, Ba e SE) que custou R$ 612 milhões. O lote com maior ágio foi adquirido pela Tim (370%) na área 8 (região da CTBC em São Paulo na região de Franca). A CTBC adquiriu lotes em toda a sua área de atuação deixando a Tim de fora do triângulo mineiro (área VII) , a Brt de municípios de Goiás e Mato Grosso do Sul (área IX) e a Oi de municípios próximos a Franca em São Paulo (Área VIII). A Tim pode atender o triângulo mineiro com 3G em 850 MHz. O mesmo não vale para Oi e BrT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário