Restrições
Velocidade – A transmissão dos dados em GSM conta com duas tecnologias: GPRS (velocidade máxima de ~50 kbps) e EDGE (velocidade máxima de ~200 kbps). Em CDMA, existem o EVDO (velocidade máxima de ~2,4 mbps), o CDMA 1xRTT (velocidade máxima de ~144 kbps) e o CDMA (velocidade máxima de ~14,4 kbps). Das tecnologias acima, todas estão disponíveis e acessíveis em todo o Brasil onde houver cobertura da operadora (exceto o EVDO, que é severamente limitado).
Área de Cobertura – O GSM é um padrão global. Um celular quad-band desbloqueado funciona em qualquer lugar do mundo. Basta inserir um chip da operadora.
Transferência de Dados – O chip usado nos celulares GSM facilita muito a transferência de linha de um aparelho para outro, mesmo que por alguns minutos.
Número de usuários – Em termos de usuários globais, o GSM possui mais usuários (2 bilhões atualmente) do que o CDMA.
Facilidade de implementação – Do ponto de vista técnico, o GSM é mais aberto, mais padronizado e mais fácil de implementar do que o CDMA. Para o consumidor, isso significa que ele realmente poderá usar seu aparelho em qualquer parte do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário